Águia Piscinas Fábrica
Como manter os sapos longe da sua piscina

Como manter os sapos longe da sua piscina

Uma coisa mais comum do que a gente gostaria é encontrar aquelas pragas chamadas sapos no entorno da nossa piscina. Elas, assim como a gente, perceberam o quão incrível é aproveitar a piscina se refrescando numa manhã de sol. Não dá pra culpá-las, mas dá pra agir sobre. Confira nossas dicas pra afastar esse mal de uma vez por todas da sua piscina, mas primeiro vamos entender algumas coisas sobre essas espécies que adoram estragar nosso lazer.

Porquê os sapos amam tanto as piscinas?

Se você já andou se perguntando a motivação desses animaizinhos de sempre estar dentro da piscina a resposta inicial é bem óbvia: comida e água. À noite, a água da piscina serve como um grande refletor para qualquer fonte de luz no entorno, atraindo insetos que logo descobrem esse grande espaço aberto onde eles nem imaginavam que poderiam aproveitar tanta água. Toda essa sucessão de erros cria um ambiente perfeito para que os sapos entrem em ação. Se estiverem precisando de comida tem, se estiverem precisando de água também. A maioria vai acabar se desequilibrando, caindo e morrendo afogados fazendo você ter aquele trabalho ~super empolgante~ de tirar esses bonitos de dentro da piscina.

Todo esse problema acaba levantando outra questão: Quão terrível é a existência desses sapos mortos na sua piscina?

Na verdade esse não é um grande problema. Os sapos vivos acabam eliminando uma quantidade bem significante de insetos o que é ótimo. Agora se você está preocupado com as doenças que eles possam causar estando dentro da piscina pode esquecer. Isso não é um problema graças ao mix de produtos químicos que comumente são usados nas piscinas e que vão cuidar de qualquer bactéria que possa ter sido trazida pelos novos inquilinos deixando sua água higienizada e sua piscina pronta para aquele mergulho tranquilo.

Se você já entendeu como funciona a chegada e solucionamos esse mito do perigo vamos passar para as dicas para reduzir essa população da piscina.

1 – Instale uma cerca

Uma cerca em torno do perímetro da sua piscina é um primeiro passo incrível na defesa contra os sapos e deixa sua piscina ainda mais segura.  A melhor opção são cercas de madeira, já que não deixam espaços pequenos onde as rãs, por exemplo, conseguiriam passar.

2 – Tampe sua piscina

São várias opções para isso: usar lonas, tampas retráteis com motores ou puxadores, etc. E os prós também não incluem só os sapos. Se você tampa sua piscina à noite ou enquanto não estão usando diminui os riscos de acidentes envolvendo crianças ou animais.

3 – Limpe ervas daninhas

Não tem esconderijo melhor para os sapos que um matinho. Se você quiser que essa população diminua é só remover todas as ervas daninhas e cuidar do seu jardim usando fertilizantes à base de amônia para desencorajá-los de se esconder por ali.

4 – Desligue as luzes

Como já dissemos antes, quando chega a noite as luzes atraem muitos insetos que acabam atraindo os sapos. Para que isso não ocorra descontroladamente você pode apagar as luzes da sua piscina e as que estão ao redor.

5 – Use sal ou vinagre

Criar uma mistura de água e sal ou adicionar vinagre em uma lata de spray e pulverizá-lo em torno da piscina também é uma opção pois quando a mistura seca ela cria uma substância no solo que pode queimar os pés dos sapos. Isso cria uma barreira que os sapos não vão mais querer cruzar.

6 – Instale uma fonte ou cachoeira

Não é nenhuma novidade que água parada atrai insetos e como aprendemos neste texto os sapos são atraídos pelos insetos então seguindo essa linha de raciocínio: sem insetos = sem sapos.

Então se você manter a água da sua piscina em movimento com fontes ou cachoeiras vai dificultar que os insetos deixem seus ovos e os sapos ficam menos interessados na sua piscina, já que não vai haver comida.

7 – Aqueça a água da Piscina

Um fato curioso é que as rãs odeiam água quente, então uma solução super prática é manter sua piscina sempre quentinha. Se a rã não gosta é bem problema dela. Acreditamos que você vai amar.

E para isso tem várias formas de solucionar: coberturas solares que podem ser usadas também como tampas, anéis solares- que tem o mesmo efeito das coberturas- e se você quiser fazer um bom investimento para a sua piscina os aquecedores são uma boa pedida.

8 –  Se o problema com os sapos está se tornando insuportável tem sempre a opção de juntar suas coisas, colocar em um caminhão de mudança e procurar um novo lar livre de rãs e sapos.

Só uma brincadeira, mas há sempre essa opção.

 

piscina sapo